Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VISWANATHAN ANAND


No circuito de grandes e tradicionais torneios internacionais que costumam reunir os maiores nomes do jogo a cada ano, como Wijk aan Zee, Linares, Dortmund, Bilbao, Moscou (Mem. Tal), etc., Anand é um tremendo colecionador, como apenas Karpov e Kasparov o foram. Acumula vitórias múltiplas em quase todos eles!  E ainda continua insaciável e aumentando sua lista de conquistas e vitórias em todas as modalidades. Em Xadrez Rápido ele é a própria referência, com numerosos êxitos em Melody Amber, Córsega e outros; em Relâmpago já triunfou no Mundial e no modo Clássico, é o único jogador da história a ter vencido o Mundial Absoluto nos três sistemas usados: match; torneio-match - com turno e returno; e sistema de Copa (à semelhança dos torneios de tênis!?). O único! Vale recordar, nessa escala de mundiais, que Anand derrotou convincentemente em matches a Kramnik em 2008 e a Topalov em 2010, acabando com qualquer polêmica sobre quem merecia ser campeão do mundo depois de Kasparov abandonar as pugnas oficiais sobre os tabuleiros! 

E mais: sua estatística pessoal, contra qualquer rival de hoje ou de ontem, incluindo Karpov, Ivanchuk, Kramnik, Shirov, Gelfand, etc. lhe é favorável, quase sempre com boa margem, com a destacada exceção sendo seu único carrasco, o “aposentado” Kasparov! Da geração mais jovem, seu escore individual com Carlsen e Aronian anda oscilando para um lado ou outro, conforme o evento ou a modalidade.

Contudo, mesmo sem recorrer aos indicadores estatísticos mais rigorosos, é fácil e justo reconhecer que, em paralelo aos três maiores campeões mundiais do período clássico – Lasker, Capablanca e Alekhine – hoje o triunvirato Karpov, Kasparov e Anand regula o “olimpo” de referência técnica e esportiva sob o qual todos competem e onde os mais talentosos, dedicados e perseverantes querem chegar e garantir um trono! Mas, Anand, esse talento exponencial, um “monstro” de conhecimento, um competidor e lutador implacável, um jogador genial, lá já tem o seu lugar garantido! E a sua obra, carreira e currículo seguem evoluindo, dessa feita, bem diante de nós, a plateia brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário